Parceiro, ta quebrando 1 metrão na série! Mas como ler a previsão de ondas?

É preciso saber interpretar as condições de onda para cada região e garantir que quando chegar na praia você não vai se decepcionar.

0
814

Quando se fala em tamanho de onda, vem muitas variáveis que podem ou não fundamentar o tamanho verdadeiro dela. Geralmente no Piauí se pesquisa o tamanho da onda e swell pelo site mais conhecido no meio da galera que é o Surf Guru.  Ele mostra o tamanho e o período das ondas. O período é dividido em cores, quanto mais forte a cor maior o período, maior o swell. Mais isso não significa que o tamanho da onda que está no gráfico vai chegar na praia como está no gráfico!

Então como medimos o tamanho real da onda?

Depois de muita pesquisa e lendo alguns artigos vi que o tamanho da onda tem 4 tipos de medição, a visão do surfista que vai de acordo com sua percepção (e tem cada percepção hahaha) , o modo do town-in que mede da base ao lipe por foto comparando a altura com o tamanho do surfista e os dois últimos são métodos científicos, utilizado por aparelho de medição chamado odômetro que repassam essas coordenadas. São dois tipos: o de pressão e o direcional.

O método do odômetro direcional é o mesmo utilizado nos sites de previsão como surf e wind guru, nos quais enviam dados como: tamanho, direção e vaga. Portanto quando se ver nesses sites que o mar ta 1 metro não significa que isso chegará até a praia em formato de ondas surfáveis.

whatsapp-image-2016-10-19-at-12-35-36

Então como tenho o hábito de checar quase que diariamente esses gráficos e fico sempre pela praia fazendo essa comparação criei a minha própria teoria sobre o tamanho das ondas, baseados na observação e comparação gráfica.

Por exemplo: como moro atualmente no Rio e minha referência é a Barra da Tijuca fiz a seguinte questão: O tamanho da onda e a qualidade da onda é influenciada pela corrente,vento, tempo (frio ou quente) e fundo.

whatsapp-image-2016-10-19-at-12-10-52

Quando o site bate 2m mas o período está azul, muito provavelmente não irá ter ondas grandes e esse fato se ratifica pelo tempo, ou seja, se estiver sol e calor o mar permanece pequeno como é o caso de hoje(19/10), praticamente flat.

Agora se bater 2m e o tempo tivesse meio frio, sem vento e a cor do gráfico período verde ou amarelado provavelmente teria altas ondas, até 1m que ao meu ver não é pequeno, e se o fundo for raso esse 1m pode se transformar em 1.5 até 2m.

whatsapp-image-2016-10-19-at-12-51-03

Então depende de vários fatores para se ter tamanho  e qualidade. Se formos nos basear somente pelo tamanho perdemos a qualidade da onda, pois não adianta ter 2 metros se ela vai fechar, mas vale muito a pena meio metro abrindo!

Como isso se encaixa no Piauí?

Agora comparando a Pedra do Sal(PI) onde é praticamente sol o ano inteiro, os fundos não são de valas e quando são quase imperceptíveis, ainda existe uma influência maior de maré baixa e alta e com lua a história já muda. Já que o swell não ocorre com tanta frequência pois não existem mudanças climáticas constantes como no sul e sudeste com chuvas e frentes frias, o tamanho do mar na maior parte do ano é menos de meio metro, meio metro a meio metrão!

whatsapp-image-2016-10-19-at-12-37-47

Porém no inverno dependendo da força do swell e período das ondas a história muda e temos ondas medianas de meio metrão a 1 metro servido, fortes e extensas então é isso, o importante é ter boas rampas para deslizar…e claro sempre estar no mar. Boa sorte boas ondas!

Foto: Surfista João Marcelo