Conheça os tipos de prancha

0
1295

O elo principal entre a onda e o surfista é a prancha, é ela que faz toda a magia no deslizar das ondas e quando é magica então, a vibe é bem maior. Mas para cada tipo de surfista existe uma prancha que vai completa-lo. Existem vários fatores que vão decidir qual a melhor prancha para o seu surf, na verdade é uma escada de evolução que normalmente vai do maior para o menor.

Para os iniciantes

longPara quem está começando o ideal é você ter uma prancha grande ou com boa flutuação do tipo, LONGBOARD (9 a 12 pés): Normalmente o longboard é uma prancha boa para iniciar o surf, já que é bastante grande e fácil para entrar na onda. Tem o bico arredondado e a rabeta um pouco estreita, pode ser utilizado com uma ou três quilhas, também tem uma flutuação favorável e é pouco veloz o que ajuda os iniciantes a treinar o drop. Quem decide ser um longboarder sabe que seu surf será clássico e polido. Foram as primeiras pranchas a serem usadas e remete ao antigo surf. Mais pense bem antes coloca-la no mar brabão (lado agitado da pedra do sal), em tempos de vento não é boa opção.

Os melhores picos são

Ainda para quem pretende iniciar o FUNBOARD:(7 á 9 pés) é uma boa dica, uma prancha menor que o long e maior que uma shortboard. O funboard consegue passar a suavidade de um long e ao mesmo tempo ter uma velocidade maior e isso pode ajudar a ter surf mais radical. Pode ser usado com uma quilha ou 3 quilhas.

funIIIOs melhores picos são:

  • Pedra do sal(PI) no canto das pedras ou no curvão
  • Luis Correia(PI) nas praias de Atalaia e Coqueiro.

Para os intermediáriosfishPara os intermediários e já experientes que não tem um surf high performance mas já faz a linha na onda, o ideal é uma prancha com um tamanho menor porém com uma largura maior e mais borda, que permite boa flutuação e mais velocidade.

FISH até 7 pés: A fish se encaixa para esse tipo de surfista e possibilita fazer uma linha bonita na onda, sem tanto esforço como uma shortboard. Muitas das vezes seu nome fish pode ser confundida com o a rabeta (slwallow) que tem o formato de peixe, e pode ser usada com duas ou três quilhas.

Os melhores picos são:

  • Pedra do sal(PI) do lado brabão e curvão
  • Luis Coreia(PI) na praia de Atalaia.

Para os mais evoluídos e high performance

shortIIPara os surfistas mais evoluídos e high performance, como também para os intermediários é ideal uma prancha menor e mais estreita.

SHORTBOARD (5,5 A 7 PÉS) : Essa é a queridinha dos surfistas sejam eles profissionais ou não. São as pranchas mais comercializadas e usadas no universo do surf por serem pequenas e bem diversificadas. Elas caíram no gosto da maioria dos surfistas pois possuem uma velocidade maior, mais agilidade nas manobras e podem ser feitas com diferentes rabetas, largura e tamanho, seu bico é pontudo e normalmente se usa 3 quilhas, podendo também usar 4 até 5.

Os melhores picos são:

  • Pedra do sal do lado brabão ou curvão,
  • Delta(PI) na Ilha dos Poldros
  • Luiz Coreia(PI) na praia de Atalaia.

Sua performance varia muito pelo tipo de rabeta, tamanho e quantidade de quilha. A rabeta influencia na velocidade da onda quanto mais estreita, maior a velocidade. Dentre os 9 tipos de rabetas as mais conhecidas são as square, round pin, slwallows. As quilhas também influenciam quanto a velocidade e o tipo de arco que se faz nas manobras. Quanto maior a largura da base da quilha maior o arco, mas isso é mais pra frente, que iremos abordar e lembre-se, o surf não é apenas um esporte, é estilo de vida.