Veja como transportar as pranchas com segurança no carro

As pranchas devem ser colocadas em cima do rack do carro por questão de segurança e pela legislação

0
857

Levar as pranchas à praia pode parecer fácil, mas os surfistas devem estar atentos aos
cuidados. O ato de colocá-las no teto do carro exige técnica e equipamentos necessários, pois um simples erro pode ser o pesadelo dos surfistas, quando a prancha pode ser destroçada na pista por outros automóveis ou até mesmo a provocação de acidentes maiores.

Passo a passo

Tudo depende de quantas pranchas o surfista vai levar para a trip ou para a sessão de surf. Com o rack (suporte) do carro, coloque a maior prancha primeiro e centralize no teto, com as quilhas para cima. Depois encaixe as outras pranchas em cima da primeira, com a rabeta sempre encostada nas quilhas da prancha de baixo. Caso as quilhas sejam removíveis, o recomendado é que sejam retiradas para o melhor encaixe.

O ideal para a preservação das pranchas e por questão de segurança é não transportar muitas. Outro ponto importante é a utilização da capa para estragar as bordas. O surfista Ícaro Ferreira costuma utilizar somente as fitas rack para amarrar as cordas e quando não há muitos passageiros no carro, o parnaibano põe as pranchas dentro do carro, baixando os bancos.

Eu costumo botar em cima do carro com as fitas rack, bem simples. Quando não vai tanta gente no carro, a gente leva mesmo dentro. Só baixar o banco do passageiro e colocar a prancha. Com certeza é importante amarrar corretamente as pranchas para não correr o risco de cair e sempre levar as pranchas dentro da capa, de preferência capa térmica para não ser danificada pelo sol”, contou Ícaro.

Modo correto de levar as pranchas

Apesar dos cuidados demonstrado pelo surfista e muitos outros, o Conselho Nacional de Trânsito (COTRAN) é o órgão que tem a competência de legislar o transporte de cargas e bicicletas em automóveis. Na resolução de nº 349 de 17 de maio de 2010, é proibido transportar as pranchas de surf sem o suporte, rack, utilizando assim, apenas a fita rack para fixar a prancha diretamente no teto do carro.

Outro ponto importante é a proibição de pranchas dentro do veículo, já que aquele espaço é para os passageiros. Caso o contrário, em ambos os casos, o motorista sofre penalidades de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Sendo assim, para a segurança de todos e conforme a lei, os surfistas devem utilizar o suporte rack em todas as ocasiões, sejam com apenas uma prancha ou com várias.