Tubarão é capturado na Pedra do Sal, e fica o alerta para o Surf

O domingo (19) foi marcado com diversas notícias sobre a captura de um tubarão lixa na Pedra do Sal, o que traz uma séria reflexão sobre o respeito à vida marinha.

0
3065

Neste sábado (18), a Pedral, um dos pontos principais dos surfistas, recebeu um novo inquilino: um pescador capturou um tubarão lixa em alto mar. Depois de desferir golpes na cabeça do animal que apresentava resistência em ser capturado, ele decidiu leva-lo para as areias da Pedral. Nota-se que o animal estava em seu habitat natural e foi indevidamente removido.

A interferência do homem na vida marinha gera consequências negativas não só para nossa segunda casa – o mar – como para nós mesmos. Vamos nos questionar qual limite humano dentro do mar e até onde nossa sobrevivência pode interferir na sobrevivência do outro, e se como visitantes do mar, não deveríamos demonstrar mais respeito aos donos da casa.

Há relatos de surfistas que em mergulhos na região já terem topado com esses animais que não oferecem perigo, pois além de o tubarão lixa não ser agressivo, estava em sua casa, e era um simples filhote.Cabe a nós termos limites e zelar por um bom convívio com esses indivíduos, afinal, nós é que somos os visitantes. A reflexão que fica é: era necessário retirar esse animal do mar?