Surf e skate podem ser anunciados para Jogos Olímpicos de 2020

0
773

Uma informação publicada na manhã desta terça (12) no blog Gente Boa do jornal O Globo animou o mundo do surf. Segundo o blog, o surf e skate devem virar modalidades olímpicas para os Jogos de 2020. O anúncio oficial vai ser feito no Brasil, durante as olimpíadas do Rio de Janeiro, no dia 2 de agosto. Como podemos conferir logo a baixo:

“O Comitê Olímpico Internacional vai anunciar no dia 2 de agosto, no Rio, os novos esportes olímpicos que serão disputados nos jogos de Tóquio em 2020. São eles: karatê, baseball, skate, montanhismo e surfe — no caso deste último, as competições serão realizadas numa cidade com boas ondas que fica a três horas da capital japonesa.”

Há anos já se buscava o Surf nas Olimpíadas

O assunto já gira o mundo do surf, desde que o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio anunciou que está propondo ao Comitê Olímpico Internacional (COI) inclusão de algumas outras modalidades aos jogos, entre elas o surf.

O Brasil tem um forte aliado nessa busca pelo surf nas Olimpíadas, que é o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que em reunião neste ano se comprometeu a enviar carta diretamente para o Presidente do COI. Adalvo Argolo, presidente da Confederação Brasileira de Surf, que também participou na época do incentivo a essa carta e evento, acredita que agora seja a hora do esporte conseguir seu auge.

ISA na luta pelo surf

surf olimpiadasFernando Aguerre que é presidente da ISA (International Surfing Association) tenta há mais de 20 anos incluir o surf nas Olimpíadas, mas não conseguiu convencer o Comitê por não haver piscinas de ondas com tecnologia confiável. Aguerre, atualmente está bancando o desenvolvimento dessas tecnologias.

“A primeira tentativa oficial de incluir a modalidade nas Olimpíadas de Tóquio aconteceu em 2011, mas o principal motivo que impediu isso de acontecer antes foi a falta de tecnologia”, explicou Aguerre. “Mas felizmente essa tecnologia já existe, e hoje podemos ter ondas de nível internacional mesmo longe do mar”. Aguerre está se referindo à piscina de ondas Wavegarden, que fica localizada no País Basco.

Vamos continuar acompanhando e esperar vibrando para que essas informações se tornem reais. Aloha!