SURF É RETIRADO DO XVIII ESPORTE E CULTURA PARA TODOS EM LUÍS CORREIA

O esporte ganhou espaço na competição em 2016, mesmo ano em que se tornou esporte olímpico.

0
750

Com o anúncio do XVIII Esporte e Cultura para todos, uma notícia abalou a comunidade Surf. Colocado na lista da competição no ano de 2016, esse ano, o Surf perdeu seu lugar no evento. A competição acontece anualmente, envolvendo a comunidade em geral, e equipes formadas pelas escolas.

Segundo o secretário de esportes, Zé Paulo, retirar o surf, entre outras modalidades foi a melhor solução diante da pouca verba, e do pedido das equipes participantes, que não conseguiam entrar em acordo com os atletas da modalidade surf. “Diante dessa situação, fizemos uma reunião com todas as equipes e essa foi a solução encontrada”, explica. Ainda segundo o secretário, Márcio Amorim, presidente da Associação Luís Correense de Surf, procurou o secretário para pedir explicações. “Resolvemos que nada mais justo que repassar uma verba, que seria destinada ao ECPT,  para a Associação arcar com despesas do campeonato de Surf que acontecerá nos dias 19,20 e 21” esclarece.

Chapa conexão Surf CE-PI reunida

Davi Evangelista, surfista nativo de Luis Correia conta que a decisão não satisfaz a maioria dos surfistas, que preferem que o Surf continue a fazer parte do ECPT. “O Esporte e Cultura para todos é um dos maiores eventos de Luis Correia, tirar o surf é uma enorme falta de incentivo para as crianças”, comenta. Desde 2016, o Surf se tornou esporte Olímpico, e caminha para conseguir cada vez mais visibilidade.”Estamos num patamar bem maior que outros estados vizinhos, nós temos que progredir e não regredir” desabafa.

Foto de reunião ALC SURF Márcio Falando

Ja o atual presidente da ALC Surf acredita que essa foi uma solução que pode sim ajudar o esporte típico do litoral. “ O secretário me perguntou se eu preferia o surf no ECPT com pouca verba, ou se eu preferia investir a grana no campeonato, achei a melhor solução, porque são 3 dias de evento para os surfistas”, explica, se referindo ao campeonato organizado, que trará surfistas do Ceará, e personagens do Surf como Fábio Silva e Daniel Bezerra.