Para além do litoral, o Stand Up Paddle ganha cada vez mais força no Estado

O esporte se destaca pela facilidade de remar em locais mais tranquilos

0
339

Como já dizia Bob Marley, “Get up, Stand Up”…

Stand Up Paddle, também conhecido como SUP, é na tradução literal da frase, remar em pé. O esporte vem crescendo em todo Piauí assim como seus admiradores, que buscam além do estilo de vida que o SUP proporciona, a experiência de remar em lugares incríveis.

O SUP encanta por ser “democrático”, onde os lugares para prática variam de um lago, até rios e mares. O atleta Último Campos, que já pratica o Stand Up Paddle há mais de um ano, conta um pouco do esporte nas águas piauienses. “O SUP não tem restrições em relação a idade, desde os mais novos até mais velhos e também não exige muito esforço físico, apenas equilibrio. O esporte proporciona ótimas trips, pois os melhores locais para prática são aqueles com paisagens mais belas”, comenta.  

Cânion do Rio Poti. Foto: Último Campos
Cânion do Rio Poti. Foto: Último Campos

Onde Remar

E de beleza natural o nosso Piauí está cheio! O Cânion do Rio Poti se destaca pelos seus belos paredões. A barragens das cidades de Guadalupe e José de Freitas também são ótimas opções. Até na capital Teresina, o SUP pode ser praticado nas águas do rio Poti e Parnaíba.

Rio Poti em Teresina. Foto: Último Campos
Rio Poti em Teresina. Foto: Último Campos

Como o estado ainda não possui campeonatos na modalidade, o Litoral Piauiense se destaca no esporte em formato de turismo de aventura, como o Stand Up Trip. O evento que acontece há dois anos, percorre os rios adjacentes da cidade de Barra Grande, proporcionando aos turistas passeios de SUP e um cenário encantador.  

Equipamentos e Preparação

Último Campos  participa de organizações de eventos com SUP desde 2014 e conta que o melhor equipamento, além da prancha, é a boa vontade. “As pranchas podem ser feitas de vários materiais, desde rígidas (como fibra de bambu, carbono ou polietileno) até infláveis. As rígidas são indicadas para remadas de longa distância por ter melhor deslize na água. As infláveis são ótimas pela praticidade” aconselha o atleta.

Ultimo Campos em Oeiras-PI. Foto: Arquivo Pessoal
Ultimo Campos em Oeiras-PI. Foto: Arquivo Pessoal