Pedra do Sal: o berço do litoral piauiense.

0
1887

Falando do lado que nos é mais divertido, João Marcelo, surfista frequentador das ondas na praia, escreveu um texto sobre a prática do surf na região e os melhores momentos para a prática.

O berço do surf Piauiense

Pedra do Sal é uma praia com energia e beleza ímpar, sendo o berço surf no litoral Piauiense. Este esporte é o mais praticado nesta vila de pescadores e por lá encontramos cinco ondas bem distintas, com características próprias, sendo: mar bravo ou brabão, mar do curvão, mar do canto encantado, mar da lage e mar do quadrado ou suicida.

Para aproveitar o máximo desse lugar, existem épocas e condições do mar para a melhor diversão em cada point de surf: mar bravo ou brabão; é sem dúvidas o melhor e mais constante, funciona bem o ano todo, com duas situações distintas, de janeiro a junho entra swell de norte e norte nordeste, as vezes com vento sul gerando um terral. De julho a dezembro é a vez dos ventos leste e nordeste levantarem as ondas, formando paredes d’água potentes de até dois metros, com tubos rápidos e rasos no inside. Nesta parte da praia é onde ocorre a maioria dos campeonatos de surf contando com uma estrutura de bar e pousada aos frequentadores.

berco-do-surf-2

Mar do curvão

É excelente com swell de norte e período acima de quinze segundos, as séries vem perfeitas, formando uma onda extensa e lisa, uma maravilha principalmente de manhã onde aparece o vento terral entre os meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Bem em frente ao posto da saúde tem o mar da lage,  só funciona na maré cheia onde tem uma onda especial pois é formada no outside num banco de areia vindo até as pedras na encosta da pista.

Mar do quadrado ou suicida

Fica no meio das pedras e só funciona na maré seca, seu período melhor é de setembro a dezembro. Não é fácil a entrada no mar e bem pior a saída, pois tem bastante corrente marítima e também muitas pedras.

Mar do canto encantado

Geralmente tem que ter swell de norte noroeste ou norte com período grande, a onda é mágica e perfeita, com maré seca enchendo rola por longos duzentos metros, proporcionando infinitas manobras, sem dúvidas quem surfar essa onda jamais vai esquecer-se desse dia de surf. Melhor época é de fevereiro a abril, porém depende bastante do swell.

Venha conhecer a encantadora e lendária praia da Pedra do sal, por aqui tem surf o ano todo, devendo apenas preservar a natureza, ter cuidado com o sol e ser gentil com os surfistas da região, no mais, boas ondas e aproveite o por do sol o mais lindo do Piauí

Sendo a única praia em Parnaíba, localizada em Ilha Grande de Santa Isabel(porta de entrada do Delta do Parnaíba), a Pedra do Sal tem 8 km de extensão e abriga história desde as documentadas as reproduzidas por pescadores e moradores. O nome veio devido a acumulação de sal que acontece quando água do mar evapora nas pedras.

66d76271-2aef-4540-9168-df0368bbcffc

A praia é o principal pico dos surfistas que frequentam o litoral piauiense, apesar da pouco estrutura, eles dispõe de um poço e um cano com água doce, para tomarem banho e lavarem as pranchas, os dois disponibilizados para a comunidade em geral. Dividida pelas pedras, a Pedral, como é apelidada possui um lado com o mar calmo, de poucas ondas e baixa movimentação, é propicio para a pescaria, descanso e praticantes do kite surf já no lado contrário o mar recebe surfistas e amantes de esportes como asa delta, além de milhares de turistas que visitam a praia todo ano.

Como chegar ao melhor pico de Parnaíba

Para chegar ate essas ondas você precisa encontrar a Praça da Graça e então pode optar por pegar um táxi ou um ônibus no centro de Parnaíba, próximo ao Hospital Santa Casa, de todo  jeito você terá que passar pela Ponte Simplício Dias, no Porto das Barcas. O acesso se dá através da rodovia PI-116, sem desvios  o primeiro sinal de que o destino esta próximo é o  Parque Eólico Pedra do Sal, a região está sempre com fortes ventos, a tecnologia aliada a natureza de forma sustentável se tornou mais um detalhe importante da praia. Ja ancorados e preparando a prancha, outro detalhe da paisagem aparece, em 1873 foi construído pelo Ministério da Marinha no Brasil um dos principais detalhes da praia, o Farol, principal ponto turístico para sentar e admirar o por do sol, outra curiosidade é que o cantor Piauiense Teófilo Lima transformou a beleza da praia em uma música com o mesmo nome de Pedra do Sal.