Fortalecimento muscular te faz ter vantangens na hora de surfar

Entre o aperfeiçoamento da prática do esporte, a boa forma e a saúde existe um equilíbrio que qualquer atleta precisa encontrar, inclusive os surfistas.

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Entre o aperfeiçoamento da prática do esporte, a boa forma e a saúde existe um equilíbrio que qualquer atleta precisa encontrar, inclusive os surfistas. Com a rotina de morar perto das ondas, alguns surfistas exageram na paixão pelo esporte com treinos diários e longas séries, esgotam o corpo e causam um cansaço físico que pode ser prejudicial a saúde e a progressão do atleta.

Fortalecimento, tão essencial quanto o esporte

O personal training Wandersson Ribeiro, explica que a prática de qualquer atividade física regular necessita de um fortalecimento muscular que auxilie no esporte especifico, independente do objetivo, já que os músculos que serão exercitados precisam de um fortalecimento prévio. “Se tratando desta atividade do surf, precisamos também ter outras valências além do condicionamento do cardiorrespiratório, como equilíbrio e força dinâmica, para que seja possível desenvolver essa atividade na água”. O surf é um esporte de alta intensidade e a visão de praia e mar talvez confunda as expectativas do praticante, já que na realidade, o esporte exige muito mais do corpo do que atividades normais como caminhadas e corridas, a necessidade de nadar constantemente e adquirir equilíbrio em cima da prancha é uma atividade que consome muita energia, inclusive as reservas. “Apesar de que nesse ambiente o impacto nas articulações é menor, tudo isso influencia diretamente no fortalecimento muscular e é preciso que os músculos estejam preparados para desenvolver os exercícios”

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A fadiga é o primeiro sinal de que o corpo está cansado, no entanto ela pode ser acelerada ou retardada, quanto mais o corpo estiver preparado para a atividade, mais tempo ele leva para se cansar, ao longo dos anos nosso metabolismo passa por mudanças no funcionamento do corpo, a recuperação dos músculos depois de uma atividade se torna mais lenta, dai a necessidade de treinar o corpo para acompanhar essas mudanças. “Existe o treino base, o que chamamos de RML(Treino de Resistência Muscular Localizada), onde vou perceber que apoios físicos são necessários trabalhar especificamente de acordo com o objetivo”

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A melhor maneira de evitar lesões

No caso do surf, a região superior é a mais exigida condicionalmente, a remada, exercício fundamental pro esporte em todo o momento pode ser fortalecida com exercícios de alongamento, e de musculação simples, desde que de orientado da forma correta, o atleta pode inserir os treinos de fortalecimento sem comprometer os treinos na água, outra região que precisa de atenção é o abdômen, a professora de natação Barbara Alves explica que a natação é o exercício que mais completo pra quem surfa, já que trabalha todos os grupos musculares, mas avisa que não é só isso “O treinamento para surf tem que ser aliado a exercícios funcionais fora da piscina também, tem exercícios de isometria nos quadríceps para trabalhar equilíbrio e força nas perna, e trabalho de abdominal também”.

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E se você tem uma piscina pra treinar, a personal preparou um treino especial e específico pra quem surfa, trabalhando os principais músculos, principalmente a remada, exercício essencial no surf. O treino prepara as pernas para os intensos dias de campeonato, e fortalece os braços para a remada ser mais consistente.

TREINO ESPECÍFICO

OBJETIVO: Fortalecimento Muscular
INTENSIDADE: Média
INTERVALO: 30 minutos
LOCAL : Piscina
CRAWL:  Nado completo que alia braçada e pernada simultaneamente

1. Aquecimento : 150 m CRAWL
2. 100 m: Pernada do CRAWL com auxilio da prancha e cabeça pra fora
3. 150 m: Palmateio com pernada do CRAWL.
4. 100 m: Nado lateral
5. 150 m: Braçada CRAWL com auxilio do ”bulbol”
6. CRAWL completo – 3 tiros na ida (50 m) e volta com CRAWL  relaxando

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A melhor maneira de evitar lesões é se manter bem condicionado fisicamente, preparado para enfrentar a arrebentação, as ondas, os tombos, as variações das remadas e todo desafio de encarar tanta energia da natureza.