Consagrado melhor pico, Canto do Vieira atrai surfistas do Piauí

Os surfistas do litoral piauiense vem sendo atraídos pelas ondas grandes e alinhadas da praia Canto do Viera.

0
1050

Encanto do Vieira, Canto do Vieira, Praia do Vieira, independente do nome, todos sabem que quando se fala de Vieira, se refere ao melhor pico de ondas do litoral piauiense. A praia famosa pelas ótimas ondas e quase nenhuma movimentação de banhistas é a escolha preferida dos surfistas, assim como o melhor lugar para se treinar.

Marcio Amorim, Mazinho e Antonio de Pádua começaram a frequentar o lugar através da indicação de um pescador que disse que naquela praia haviam altas ondas. Não demorou muito para o lugar se tornar o principal destino dos surfistas. Segundo Marcio Amorim, o trio se encantou com a praia e não desperdiçava oportunidade para correr nas ondas. “Passamos uns cinco anos surfando só nós três, então levamos o nosso brother João Marcelo e ele ficou apaixonado por aquela ondas grandes e alinhadas com o nível internacional”, relata o surfista.

Canto do Vieira

PORQUE SURFAR NO CANTO DO VIEIRA?

Os atributos do pico vão desde a paisagem ate a qualidade das ondas. Os surfistas Patrick Alves, Ícaro Ferreira, Júnior Ferreira e José Antônio (Tempinho) costumam frequentar a praia e garantem que o lugar não decepciona, “A gente costuma ir pra lá de acordo com a previsão de ondas, se indicar boas ondulações a gente sempre tentar e ir, e nunca nos decepcionamos”, afirma Ícaro, surfista local.Canto do vieiraO lugar que vem ganhando o coração dos surfistas é indicado para aperfeiçoamento de manobras ou para surfar na água com menos crowd (pouca gente na água) e o mais importante, as ondas quebram com mais perfeição. “As ondas lá costumam ser maiores e mais alinhadas, dando possibilidade do surfista fazer várias manobras em uma onda”, explica Icaro.

Patrick Alves, surfista local, ressalta que o lugar é lindo e que apesar de ser de difícil acesso, sempre rende um treinamentoO vieira é uma das melhores ondas daqui, quando ta swell de norte, fica espetacular, porque quebra na terceira bancada, no outside

Canto do vieira

DIFICIL ACESSO, MENOS CROWD E BOAS ONDAS

Pra conseguir chegar ate essas ondas, você vai precisar de energia, espírito aventureiro e escolher entre as duas opções:
chegar-canto-do-vieira

1º opção (Transporte 4×4)

À caminho da praia da Pedra do Sal é preciso entrar na Usina Eólica (é necessário autorização para passar pela propriedade), que possui uma estrada de piçarra, levando até o primeiro posto de segurança, onde se pode solicitar a autorização para chegar à praia. Depois do posto, o caminho é de areia e a melhor opção é seguir de carro 4×4 ou caminhar por alguns quilômetros.

2º opção (Acesso por barco)

Nesse trajeto tem-se a chance de observar o mangue e as dunas antes de chegar à praia. Para começo de tudo é preciso chegar ao Porto das Canoas, em Luis Correia. Depois é só achar um canoeiro que atravesse o rio (taxa de R$ 3 reais por pessoa). Após passar pelo mangue, floresta e dunas, é só desembarcar, caminhar por cerca de 20 minutos e aproveitar.

Fotos da galeria: Cícero Júnior