BRASIL É COLOCADO COMO O MELHOR PICO DE KITE SURF NO MUNDO

Um dos principais sites de kitesurfing fez uma seleção do que seriam os dez melhores países para a prática do kite, e o Brasil é o 1° no mundo.

1
21760
FOTO ELIZEU SOUSA KITETRIP KALANGÃO - Praia da Lagoinha, Ceará

Na última quarta (22), o site thekiteshots – um dos maiores no mundo a falar sobre o kitesurfing – elegeu o BRASIL como o melhor pico para a prática do kite surf. A avaliação teve como quesito básico atender as diversas modalidades do esporte, ou seja, ser um país em que se possa praticar os níveis casual, kite wave, freestyle e iniciante; tornando a escolha ainda mais difícil devido a diversidade natural obrigatória para que se possa praticar corretamente cada modalidade. Entre os primeiros bem avaliados está a África do Sul em segundo lugar e a Espanha em terceiro. A classificação completa você confere aqui:

O QUE A COMUNIDADE KITESURFING DIZ SOBRE

Gravamos um bate papo com alguns de nossos experientes velejadores que você pode acompanhar aqui:

Conversamos com  Pedro Neto, organizador do Arena Kite Brasil, que já teve a oportunidade de velejar entre os seis primeiros colocados do ranking. “O Brasil  de fato é o melhor lugar por ter seu fundo de areia e água morna, sem incidência de tubarões brancos e ser banhado pelos ventos constantes e predominantemente de mesma direção, q que atende do nível iniciante ao profissional. Assim até quem é iniciante consegue alcançar uma excelente performance em pouco tempo”.

Foto: elizeu sousa KiteTrip Kalangão – Praia de Mundaú, Ceará

Além de Pedro, ouvimos ainda o instrutor de kite Vinicius Felix, que já velejou em diferentes estados no Brasil. Ele reforça que o Brasil tem clima favorável, e em especial, o Piauí tem as condições ideais para quem procura iniciar e se desenvolver no esporte. Segundo o instrutor, o Piauí se torna mais privilegiado ainda por contar com etapas do mundial de kite surf. “O Litoral já foi palco de quatro campeonatos mundiais, entre etapas do brasileiro e regionais. Com isso, já se tem noção da qualidade de nossos ventos. O Coqueiro é um pico excelente devido a praia fazer como se fosse uma bahia, temos de sete a oito km de mar totalmente tranquilo e bons ventos, e dar aula no Piauí é muito seguro“.

Foto: Vinicius Felix – Praia do Coqueiro

Para o Bosco – um dos velejadores mais experientes do Brasil e que já esteve em diversos países – Barra Grande, onde se localiza sua escola de kite surf, também merece destaque pelas condições climáticas. “O Brasil é realmente o top 10. Em Portugal, Espanha, França e em outros picos, os ventos são ventos rajados e água gelada com muita variação de vento um dia sim e outro não. Já Barra Grande é o top dos 10 em qual velejei.” A espanhola Isabel Lupiañez, instrutora pela ABK e IKO, também viajou pelo mundo praticando o esporte e destaca: “O Brasil tem que estar entre os 10 melhores pois é um paraíso, e especialmente em Barra Grande que é o lugar perfeito por ter vento constante e com temporadas de seis meses” diz Bosco.

Por do sol em Barra Grande

Pelas palavras dos nossos experientes velejadores, sem dúvidas o Brasil é merecedor dessa posição. E você conhece algum pico pelo mundo ou no Brasil que acredita ser o melhor? Nos conte sobre ele.

  • Luiz Octavio Lopes

    Mas sem duvida pelas fotos podemos verificar que o Ceará é o um dos melhores points do mundo para a prática do kitesurf.
    🙂