Apneia: A técnica que pode te livrar de um sufoco depois daquela vaca

O Atleta tende a conseguir ficar ate 5 minutos submerso a água, depois de conhecer a técnica.

0
794

No dia a dia do surf, dentro da água é preciso estar preparado para os momentos mais tensos. Não há surfista que ainda não tenha pego a famosa ‘’vaca’’, o caldo ou aquela onda seguida de outra onda, que te deixa submerso e muitas vezes com perigo de afogamento. Pra melhorar isso e evitar consequências piores alem do pânico, existe a prática da Apneia que também é considerada um esporte.

Paulo Vitor, educador físico com especialização em treinamentos esportivos pela UECE

A Apneia consiste em uma técnica de mergulho que te permite ficar por mais tempo debaixo d’água, através da respiração do pulmão, com exercícios respiratórios que os praticantes realizam de forma calma e lenta. Um dos atletas mais importantes para o esporte foi o francês Jaques Mayol, foi o primeiro a atingir 100m de profundidade em apneia. O educador físico Paulo Vitor, explica que a técnica não é difícil e que muitas pessoas pensam ser coisa de outro mundo. “Com alguns treinos e dicas essa atividade torna-se simples e fundamental em situações de imersão.

Trabalhar a técnica, pode livrar o surfista de um grande sufoco durante a prática do esporte. Ela ajuda em momentos críticos na água, como em quedas quando o atleta fica submerso por um longo tempo e também facilita a realização de manobras. Paulo ressalta que aprender a técnica é fundamental para os praticantes de esporte na água. “Essa habilidade de permanecer em apnéia pode salvar a vida desse praticante deixando ele confiante (calmo) e sabendo agir nesses momento.” Depois de conhecer a técnica, os praticantes tendem a conseguir a ficar cerca de 5 minutos submersos na água.

Foto: Reprodução web

Alem dos praticantes de esporte na água como o surf, kitesurf, stand up, mergulho, natação, triatletas, ultramatonistas, velejadores e esportes náuticos, qualquer pessoa esta apta a aprender a técnica, pois todos convivem uma vez ou outra com ambientes aquáticos como piscinas e praias. A Apneia como esporte, possui 7 modalidades: Apnéia Estática, Apneia Dinâmica, Apneia Sprint, Lastro Constante, Lastro Constante sem nadadeiras, Imersão Livre e Lastro Variável. Ainda existe a No Limits, mas essa  é uma modalidade considerada de exibição. Você pode achar mais informações no esporte no site da Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apnéia(AIDA).